O curso de Pedagogia da Fatec promoveu a aula magna de abertura do ano letivo, com a palestra da professora e advogada Queila Terossi Makita. O tema escolhido foi “Em Tempos de Metaverso na Educação: Um Olhar para a Pedagogia à Luz do Direito”.
A palestrante falou que o conceito de metaverso na educação envolve o uso das tecnologias tanto na sala de aula como nas atividades feitas de forma online e que ganharam muita força durante a pandemia. “Hoje, o professor consegue visitar, de forma virtual, museus, teatros, lugares históricos, cidades e ter acesso ao aluno, mesmo fora da sala de aula; outra ferramenta muito útil é a possibilidade de realizar uma aula virtual com um professor que esteja em outra cidade, estado ou até mesmo país”, cita a professora, destacando que as novas ferramentas e tecnologias estão disponíveis aos alunos. O professor também precisa ser criativo, pois os alunos, mesmo os pequenos, têm acesso a celulares e tabletes, que facilitam pesquisas e são mais atrativos do que o professor ensinando da forma tradicional. “Os alunos de hoje não têm mais a paciência de ficar no nosso método de aprendizagem. Eles querem tudo muito rápido, para ontem, e o professor precisa se adaptar e estar antenado às mudanças”, salienta a palestrante.
Queila Makita falou um pouco sobre o Direito e lembrou que esse conhecimento jurídico básico é essencial para o professor, principalmente quando se aborda o uso de tecnologias. “O professor precisa se adaptar, por exemplo, se em uma aula online ocorre uma agressão física ou verbal, como ele deve proceder, também a questão da exposição da imagem, se o aluno pode filmar o professor ou vice-versa, sendo que isso precisa ser previamente autorizado, além dos limites em sala de aula, do que pode ou não pode ser feito”, frisa a advogada.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Fatec, Fabiane Santos Eisele Zilio, destaca que a aula de abertura do curso foi pensada para possibilitar a reflexão dos acadêmicos sobre o metaverso na educação, os impactos positivos e negativos que a tecnologia causa ao processo ensino-aprendizagem dos alunos e às relações interpessoais, mostrando aos futuros profissionais da Pedagogia os desafios e a necessidade de estarem informados e preparados para esta realidade educacional. Ela também destaca, em relação ao curso de graduação. “Estamos trabalhando com vários projetos na Pedagogia, aliando a teoria e a prática, o que tem contribuído ao processo formativo dos acadêmicos e, também, para a procura pelo curso da Fatec. Estamos apenas iniciando o nosso trabalho e temos o compromisso de formarmos profissionais qualificados para o mercado de trabalho e transformadores de vidas em sua realidade”, finaliza a coordenadora.