Fatec promove projeto com adolescentes de São João do Ivaí

por  Aldinei dos Passos Andreis

Acadêmicas de Psicologia e psicóloga Thaís Pardinho

O curso de Psicologia da Fatec de Ivaiporã deu início a um projeto de extensão em parceria com o Conselho da Comunidade de São João do Ivaí e apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário local. Com o título “Grupo Reflexivo com Adolescentes Autores de Atos Infracionais”, a iniciativa tem como foco a atuação junto a jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo espaços de escuta e reflexão e proporcionar apoio a adolescentes que enfrentam desafios legais e sociais, promovendo o desenvolvimento pessoal e a responsabilidade social.

As atividades são desenvolvidas de forma quinzenal por acadêmicos da graduação, sob a supervisão da psicóloga Thaís Pardinho. Os adolescentes são encaminhados pelo Judiciário e, após entrevistas iniciais, participam de encontros em grupo com propostas que estimulam diálogo, empatia e compreensão das consequências dos próprios atos.
A coordenadora do curso, professora Vanessa Gonçalves, destaca a relevância da ação tanto para os jovens quanto para a formação dos estudantes. “Acreditamos que esse projeto é fundamental para a formação de nossos acadêmicos, pois oferece oportunidade única de aplicar conhecimentos teóricos em uma situação prática e desafiadora”, afirmou. Ela aproveita para agradecer a parceria com os órgãos do poder judiciário de São João do Ivaí

A psicóloga Thaís Pardinho, que acompanha diretamente os alunos e os adolescentes, reforça o caráter transformador da iniciativa. “O projeto proporciona uma experiência prática valiosa aos estudantes, que têm contato direto com a realidade da psicologia jurídica e ampliam sua formação profissional de forma ética e comprometida com a transformação social”, explica.


Além do impacto no desenvolvimento dos adolescentes atendidos, o projeto tem sido apontado como um diferencial formativo para os acadêmicos envolvidos. A aluna Thayla Santos Brito destaca o quanto a vivência contribui para o amadurecimento profissional. “A vivência no projeto ensina a compreender o significado das histórias trazidas pelos participantes, promovendo uma postura ética e empática e também proporciona o contato com temáticas pouco abordadas na graduação, ampliando o repertório teórico e prático dos acadêmicos”, compartilhou.

O projeto segue com atividades previstas para o restante do semestre, consolidando a atuação da Fatec junto às políticas públicas e fortalecendo a formação cidadã de seus futuros profissionais.

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