Fatec leva projeto sobre bullying as escolas e mobiliza comunidade com passeata

Alunos de 3º e 4º ano das escolas municipais participam da ação promovida pelo curso de Psicologia da Fatec e Departamento Municipal de Educação.

A Fatec e o Departamento Municipal de Educação de Ivaiporã deram início a projeto: “Bullying Apague Essa Ideia”, com uma passeata pela área central de Ivaiporã, que teve a participação dos alunos do 3º e 4º do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. A ação teve como objetivo chamar a atenção da população sobre o projeto e importância da participação da família na conscientização sobre o bullying e os malefícios da prática. A coordenadora do projeto e professora da Fatec, Raila Santos, comenta que é
comprovado que o bullying produz um grande impacto negativo na saúde mental,
que pode até se transformar em transtornos e, inclusive, prejudicar o convívio escolar das crianças. “Isso também faz com que elas cresçam com prejuízos em sua autoestima e autoconfiança e podem se tornar adultos que não se acham merecedores de estarem em determinados lugares ou posições, ou que não são bonitas ou aceitáveis socialmente”, frisa. A coordenadora do projeto destaca que o bullying é uma violência e a escola e a sociedade precisam acompanhar isso de perto.

Professoras Raila Santos, Paula e Daiane Soares participam da abertura das ações em Ivaiporã.

Passeata chama a atenção da comunidade para a prática do bulliyng.

Raila dos Santos comenta que o papel da escola no projeto é extremamente importante e, nesse trabalho de dois anos com as crianças no projeto, algo que ficou latente é que muitas das práticas que as crianças faziam com os colegas era algo natural, que acontecia em suas casas. “As crianças relatavam que, em suas casas, era natural brincar com o corpo do outro, com o jeito do outro e com as escolhas do outro e é preciso trabalhar também com a família”, salienta. Ela destaca que a participação da família é fundamental no projeto e ela precisa entender que está envolvida na formação de um ser humano e, no futuro, ele vai se colocar dentro da sociedade. “Essa passeata abre as ações do projeto em 2025, onde pretendemos realizar diversas ações e esta é justamente para chamar a atenção da comunidade, para que ela possa ser participante”, ressalta.
A coordenadora pedagógica do Departamento Municipal de Educação, Daiane Soares, ressalta que a parceria com a Fatec é muito importante, pois atende a uma demanda de trabalho que havia em sala de aula e os professores e pais não sabiam como lidar com a situação. “Essa parceria foi extremamente importante e tem trazido novas metodologias e alternativas para lidar com o bullying na escola”, ressalta. O projeto surgiu de uma demanda que havia nas escolas com os alunos do quinto ano e que praticavam o bullying, mas não tinham consciência que aquilo poderia causar mal ou dano aos amigos e, a partir disso, houve a procura e a parceria com a Fatec.

Alunos encerram passeata na Praça Manoel Teodoro da Rocha.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp