Exames Laboratoriais em Genética Clínica são abordados em aula magna na Fatec Ivaiporã

“Exames Laboratoriais em Genética Clínica – O Papel do Biomédico” foi o tema escolhido para a aula magna de abertura do ano letivo do curso de Biomedicina da Fatec Ivaiporã, que teve como palestrante a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Papa Ambrósio Albuquerque, que explanou o tema a todos os acadêmicos do curso, que lotaram o auditório da faculdade.

A palestrante disse que esta é uma área dentro da Biomedicina que tem crescido muito. “Antigamente, só se falava em exame genético quando se pensava em exame de DNA para confirmar a paternidade, mas, hoje, as aplicações ocorrem em muitas áreas, como detecção viral, identificação do sexo do bebê, detecção de câncer hereditário, triagem familiar, doenças genéticas, entre outros”, salienta. Esta área da Biomedicina está crescendo muito, especialmente para a defini- ção de diagnósticos, auxílio de diagnóstico e prognóstico. “Hoje, com exames de alguns marcadores é possível determinar se um câncer é mais ou menos agressivo e, com isso, direcionar um tratamento mais adequado ou indicação de medicamento alvo, apenas para aquela situação e, assim, o médico tem uma ideia melhor da conduta a ser adotada no tratamento”, cita a Eliane Albuquerque.

A coordenadora de Biomedicina da Fatec, Joana Carolina Ostrowski Ramos, ressalta que este é um tema inovador, solicitado pelos próprios alunos. “Desde os primeiros anos do curso, eles sempre demonstraram muito interesse por este tema da área da genética. Conseguimos trazer a professora Eliane Albuquerque para falar sobre o assunto, que desperta interesse entre os acadêmicos, especialmente relacionado à medicina genética. Neste campo, o biomédico realizará um rastreamento genético do paciente para poder prescrever medicamentos específicos, auxiliando no tratamento médico do paciente”, salienta. Joana Ramos comenta que uma das preocupações do colegiado do curso de Biomedicina da Fatec é trazer assuntos diferenciados e inovadores que, nem sempre, estão previstos na grade curricular, mas que agregam conhecimento aos alunos. “Às vezes, um serviço como este pode não existir na região e pode despertar nos futuros profissionais o anseio de inovar e ofertá-lo aqui ou mesmo conseguir um trabalho em um grande centro, a partir do interesse que a área de atuação conseguiu despertar no acadêmico; são eventos como esse que proporcionam uma experiência diferencial para eles”, frisa a coordenadora.

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