Empreender é tema de aula magna do curso de Ciências Contábeis da Fatec Ivaiporã

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Fatec participaram da aula magna de abertura do curso, realizada no auditório da Associação dos Contabilistas do Vale do Ivaí, que teve como tema: “Os desafios de empreender na área contábil”, proferida pelo conselheiro do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), Alberto Barbosa, de Campo Mourão.

O coordenador do curso da Fatec, Thiago Zanoni Branco, comenta que a escolha desse tema tem com foco estimular que os acadêmicos também pensem na oportunidade de se

tornarem empreendedores. “Quando os estudantes entram na graduação, têm a visão de buscar um emprego, mas o curso da Fatec procura estimular o empreendedorismo e, para isso, tem uma disciplina dentro do curso e também aulas como esta que trabalham o tema”, frisa.

Ele destaca a escolha do representante do conselho de regiões diferentes do estado para proferir a aula para os acadêmicos, além de trazer uma visão de fora do mercado. “Esta também é uma oportunidade de os alunos conhecerem o ambiente da associação de contadores e começarem a ter contato com o conselho e a associação”, frisa. O conselheiro Alberto Barbosa destaca que o profissional de contabilidade está sempre envolvido com os negócios e precisa desenvolver o olhar de empreendedor. “Hoje, ele sai de trás da mesa para vivenciar o dia a dia da empresa, elaborar e apresentar relatórios e participar das decisões e, com isso, pode ajudar na construção das empresas e se tornar cada vez mais independente”, cita.

Para ele, a incorporação das novas tecnologias ao ramo da contabilidade vai obrigar o profissional a desenvolver outras habilidades, como apresentar relatórios de controle patrimonial, análise de dados e auxiliar no planejamento estratégico das empresas. “Mas eu vejo um futuro belíssimo para a profissão de contador, que tem uma demanda de trabalho crescente, pois todos os dias novas empresas são abertas no Brasil”, cita.

O delegado do CRC em Ivaiporã, Devair Aparecido Geremias, comenta que o conselho de contabilidade está procurando interagir com as faculdades, para apresentar o conselho ao estudante, para que ele possa conhecer a profissão e sua regulamentação. “O conselho é uma autarquia federal, que tem a função de registrar e fiscalizar a profissão e o nosso objetivo é mostrar aos alunos que estamos aqui para trabalhar para que eles venham para a classe e conheçam melhor o trabalho”, pontua.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp