Tecno Agro encerra com sucesso, apresentando o futuro da tecnologia agrícola

A Fatec Ivaiporã finalizou na quarta-feira, 30 de outubro, a 8ª edição da Tecno Agro, evento que reúne os alunos dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Inicialmente, o encerramento estava previsto para o dia 24 de outubro, mas por conta das condições climáticas, a exposição de maquinários e o show artístico com a dupla Zé Augusto & Gabriel foram adiados. Empresas parceiras da Fatec participaram da mostra, como a Cocamar Máquinas, representante da John Deere; Case; Agrovet e I.Riedi. Também teve praça de alimentação.

A coordenadora dos cursos de Agronomia e Gestão em Agronegócios, Silmara Pietrobelli, destaca que o objetivo do evento é apresentar conhecimento técnico aos alunos e promover a aproximação com a comunidade externa.

“Sempre falo com os alunos sobre a importância do network e do contato com quem já está trabalhando no ramo, seja com empresas parceiras, agrônomos, gestores do agronegócio e as pessoas que estão a campo e têm bagagem e experiência”, salienta.

A 8ª edição da Tecno Agro buscou trabalhar inovação e tecnologia, aliadas à sustentabilidade; a participação das empresas parceiras é importante para mostrar as tecnologias disponíveis na região. “Independentemente de o aluno se formar em Agronomia ou Gestão do Agronegócio, ele precisa conhecer as tecnologias, pois essas profissões se complementam e a tecnologia precisa facilitar a vida da pessoa que trabalha no campo e agilizar o serviço”, frisa a coordenadora.

O professor João Carlos Gonçalves destaca que a Tecno Agro acontece desde o ano de 2017 e o objetivo é mostrar, na prática, assuntos que são abordados em sala de aula. “Com a chegada do curso de Agronomia, que começou no ano passado, o evento cresceu e procuramos abordar um número maior de assuntos durante a semana acadêmica”, frisa.

O consultor de vendas da Case para a região de Ivaiporã, Leandro Bertelli, destaca que a participação na Tecno Agro é muito importante para a empresa mostrar as tecnologias que estão disponíveis ao produtor e aos técnicos que trabalham diretamente no campo. “Esse é um evento que fortalece a produção agrícola da região e permite levar mais conhecimento à população”, cita.

A Case foi parceira da Fatec também na realização dos minicursos, onde um dos temas apresentados foi a sala conectada, que integra as várias tecnologias disponíveis no campo.

Para Benedito Moreira, consultor de vendas da Cocamar Máquinas, é importante apresentar as novidades para os futuros profissionais, que irão atuar no campo nos próximos anos. “Mostrar as inovações aos acadêmicos possibilita que, quando eles estiveram na gestão de uma propriedade ou fazendo a orientação técnica, façam a recomendação correta da aplicação de cada maquinário”, salienta.

Acadêmicos aprovam Tecno Agro
Sidnei Gomes dos Santos, acadêmico do curso de Agronomia, destaca que a Tecno Agro foi uma oportunidade para expor o trabalho de estágio em campo, como o planto de hortaliças. A turma de 80 alunos foi dividida em grupos de 7 e 8 pessoas e cada grupo plantou plantas como almeirão, cebola, alface e abobrinha. Os produtos foram expostos e comercializados na Tecno Agro e parte da produção foi doada para entidades. Para ele, a exposição foi a oportunidade de mostrar um pouco deste trabalho.

Jaine Arantes, de Ariranha do Ivaí, que faz o último período de Agronegócios, destacou que a Tecno Agro foi importante para os alunos conhecerem as novas tecnologias e as tendências de mercado. “Precisamos ficar atentos às novas tendências mundiais, pois o mundo está cada vez mais globalizado”, relata.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp