Setembro Amarelo: Projeto de Conscientização e Valorização da Vida envolve acadêmicos e alunos em oficinas

Em alusão ao Setembro Amarelo, foi iniciado um projeto que envolveu palestras e oficinas voltadas para a conscientização sobre a importância da saúde mental. O projeto começou com duas palestras sobre Estratificação de Risco e Condução de Casos Clínicos destinadas aos acadêmicos de Psicologia e Enfermagem. Em continuidade às ações, as acadêmicas do 6º período de Psicologia da Fatec, Thamires Barros, Maria Vitória Castro e Isabela Pavan, junto à coordenadora Vanessa Gonçalves, realizaram a Oficina das Emoções e Valorização da Vida. O evento ocorreu no dia 23 de setembro, atendendo mais de 130 alunos no período matutino no CEEP Centro Estadual de Educação Profissional de Manoel Ribas. A atividade foi replicada no dia 30 de setembro, no Colégio Estadual Geremias, em Lunardelli, com a participação de mais 60 alunos no período noturno, encerrando o projeto com grande êxito.

A coordenadora Vanessa Gonçalves ressaltou a importância de ações como essa no contexto do Setembro Amarelo. “Trabalhar o Setembro Amarelo é essencial para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e para promover a saúde mental, principalmente, entre os jovens. Iniciativas como essa permitem que abordemos questões sensíveis de forma educativa e acolhedora, além de proporcionar aos acadêmicos de Psicologia a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver habilidades fundamentais para a futura atuação profissional. O engajamento dos alunos e a abertura para discutir suas emoções demonstram a relevância de projetos que valorizam a vida e a importância de cuidar da saúde mental desde a adolescência”, aponta.

Com esse trabalho, o Setembro Amarelo foi marcado por um importante movimento de conscientização, alcançando mais de 190 jovens e destacando a relevância da saúde mental na vida de cada um.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp