Psicologia que atua: Fatec fecha ciclo marcante de mudança e aprendizado

por  Aldinei dos Passos Andreis

Acadêmicos de Psicologia com o supervisor Rodrigo Ramos e a psicóloga Thaís Pardinho

A Fatec Ivaiporã, por meio do curso de Psicologia, e em parceria com o Conselho da Comunidade e Poder Judiciário de São João do Ivaí, encerrou o projeto de extensão: “Grupo Reflexivo para Homens Autores de Violência Doméstica: Construindo Novos Caminhos”. O projeto teve início no dia 10 de março e seguiu até 19 de maio, atendendo homens encaminhados pelo poder judiciário, que participaram de encontros com reflexões sobre o comportamento violento e incentivo a práticas mais saudáveis de convivência.

O projeto foi desenvolvido com a supervisão do psicólogo e professor do curso, Rodrigo Ramos Anunciação, e contou com a atuação de seis acadêmicos do curso de Psicologia, que ajudaram na condução das atividades e acompanhamento dos participantes.

A coordenadora Vanessa Gonçalves comenta que é um orgulho para a instituição o desenvolvimento desse projeto de extensão, que tem se consolidado como um marco na atuação social do curso de Psicologia da Fatec. “Essa ação tem proporcionado uma contribuição significativa à comunidade, promovendo reflexões profundas e mudanças de comportamento”, comenta.

Ela destaca que a iniciativa provém da parceria sólida entre a Fatec Ivaiporã, Conselho da Comunidade de São João do Ivaí e Comarca do município. “Juntos, temos construído um espaço seguro e transformador, onde é possível trabalhar questões relacionadas à violência doméstica a partir de uma abordagem psicoeducativa, ética e humanizada”, cita Vanessa Gonçalves.

A coordenadora comenta que os acadêmicos podem iniciar a participação nos projetos de extensão desde o primeiro ano da faculdade e isso é muito importante, pois aplica na prática a teoria aprendida em sala de aula.

Vanessa Gonçalves agradece a todos os envolvidos no projeto e faz uma menção especial ao professor Rodrigo Ramos, que tem conduzido este trabalho de forma ímpar, contribuindo no processo de desenvolvimento dos acadêmicos de Psicologia.

“Ressaltamos a importância da parceria entre o Conselho da Comunidade e a Comarca de São João do Ivaí, especialmente a psicóloga Thaís Pardinho, que não tem medido esforços para nos auxiliar com o projeto”, cita Vanessa.

O professor e supervisor do projeto, Rodrigo Ramos, disse que o projeto de extensão foi pensado como um espaço de escuta, acolhimento e responsabilização, em que os participantes precisam repensar suas atitudes violentas e refletir sobre as causas e consequências dos atos. “É um trabalho delicado, mas extremamente necessário à prevenção de novos episódios de violência”, cita. Nos encontros, são abordados temas como masculinidade, controle emocional, comunicação não violenta e empatia, com o propósito de romper com os padrões culturais que sustentam o comportamento violento. Além da conversa, também são realizadas dinâmicas de grupo e atividades reflexivas, com respeito ao sigilo e cuidado ético com os envolvidos.

O acadêmico de Psicologia, Mateus Mucio, avalia que o projeto proporciona aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado prático e formação cidadã. “Participar do grupo reflexivo voltado a homens autores de violência foi uma experiência profundamente enriquecedora para mim; uma oportunidade de oferecer espaço de escuta, diálogo e reflexão, que se mostrou essencial para fomentar a conscientização dos indivíduos, permitindo que compreendam melhor suas ações, emoções e o impacto de suas atitudes sobre os outros”, cita.

Para ele, esse processo, embora tenha sido desafiador, foi indispensável para promover uma mudança significativa e verdadeira nos participantes do grupo de reflexão. “Acredito que esse projeto tenha um enorme potencial para contribuir cada vez mais com a sociedade como um todo”, relata o acadêmico.

A avaliação, por parte da coordenação do curso e dos parceiros, foi positiva e abre possibilidade de formação de novos grupos ou realização de mais ciclos, sempre com o foco em fortalecer o compromisso da Fatec Ivaiporã com a Justiça Social, Direitos Humanos e a formação integral dos acadêmicos.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp