Projeto Estudante em Evolução da Fatec é realizado em parceria com o Colégio Estadual Barbosa Ferraz

A Fatec Ivaiporã, em parceria com o Colégio Estadual Barbosa Ferraz, realizou no final do mês de maio, a primeira etapa do ano do projeto Estudante em Evolução, que teve início em 2018, foi interrompido durante a pandemia, e voltou a ser realizado neste ano. A atividade consiste em levar ao colégio palestras, oficinas e orienta- ções sobre temas importantes, tanto para a formação dos estudantes como para que eles possam pensar nas futuras escolhas profissionais. O trabalho é ministrado por ex-alunos, professores e coordenadores dos cursos da Fatec. “Nós discutimos os temas com a equipe pedagógica do colégio e ajustamos ao interesse dos alunos, dentro do que temos condições de ofertar”, relata o diretor acadêmico da Fatec, Roni Ferreira. As palestras e temas abordados com os alunos foram: Prevenção e Manejo de Disfunções Musculoesqueléticas em Jovens Ativos; Inteligência e Gestão da Emocional;Introdução aos Primeiros Socorros no Ambiente Escolar; Direito e Tecnologia: Explorando a Inteligência Artificial, LGPD e outros crimes; Fundamentos da Psicomotricidade: conceitos e abordagens teóricas; Postura Profissional e as Plataformas de Desenvolvimento Pessoal; Quebrando o Ciclo do Sedentarismo: Promovendo um Estilo de Vida Ativoe Saudável; Gestão do Tempo e Produtividade. “Esse é um momento de o estudante pensar no futuro e na continuidade dos estudos e um incentivo para que eles se vejam como um fisioterapeuta, um advogado e ou mesmo tenham uma orientação vocacional”, relata o diretor acadêmico.O diretor do Colégio Estadual Barbosa Ferraz,Ivan Lopes Mendes, comenta que a ideia é realizar esse projeto em três momentos do ano. “São temas que a equipe pedagógica sente necessidade de abordar com os alunos”, cita o diretor. Ele exemplifica que os alunos do primeiro ano do ensino médio precisam escolher o que devem seguir a partir do segundo ano, seja na área de humanas ou exatas. “As palestras são voltadas a ajudar os alunos a identificar a área que mais tenham afinidade”, relata.Ele avalia como positivo o resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a Fatec, já que na conversa depois do projeto, o feedback com os alunos foi muito positivo.Ele destaca que a aproximação com a institui-ção de ensino superior é importante, atende a uma reivindicação dos alunos e possibilita que eles conheçam a estrutura do ensino superior e possam, durante os três anos do ensino médio, pensar seu futuro profissional.A diretora auxiliar do Colégio Barbosa Ferraz, Talita Freire, comenta que o projeto é importante para que o aluno do ensino médio possa se ver com a possibilidade de realizar um curso superior. “Quando o estudante vê um egresso da Fatec na escola, que saiu de uma escola pública e fez faculdade, ele se vê também nessa possibilidade e ter um futuro semelhante”, relata. Outro ponto importante é que os alunos conhecem os cursos superiores oferecidos na região e isso os ajuda a escolher a área de conhecimento que querem se aprofundar no ensino médio. “Esta é a importância de o ensino superior mostrar os cursos ofertados”, relata.

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