Cursos tecnólogos da Fatec Ivaiporã participam de aula magna de abertura do ano letivo

Alunos do primeiro período dos cursos tecnológicos de gestão financeira, gestão comercial, logística e gestão de recursos humanos da Fatec Ivaiporã participaram no dia 20 de fevereiro, da aula magna de abertura do ano letivo,

ministrada pela representante regional do CRA (Conselho Regional de Administração) do Paraná, Adriane Rosa Pachulski, que abordou o tema: “Habilidades e Competências do Profissional de Sucesso da Era Digital”.

Adriane Pachulski falou que o papel do conselho de administração é fortalecer a profissão dos tecnólogos, para que tenham uma boa atuação no mercado de trabalho. Além de mostrar aos novos acadêmicos a importância do conselho para a regulação da profissão, a consultora falou sobre as competências que o futuro profissional precisa desenvolver para ter sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. “Hoje em dia não adianta ter só a competência, que foi adquirida com o conhecimento, também é preciso desenvolver habilidades relacionadas à parte emocional, comportamental e de comunicação, pois o conhecimento sem a iniciativa não adianta de nada”, ressalta.

Adriane Pachukski disse que foi surpreendida com o grande número de alunos nesse início de ano letivo na Fatec. Ela foi professora da instituição, ainda no início da faculdade, em 2005, e comenta que foi uma emoção muito grande voltar à Fatec depois de alguns anos e ver toda a estrutura que a instituição agregou nos últimos anos. “Confesso que fiquei muito emocionada e até um pouco perdida com tanta gente, isso é muito bom para Ivaiporã e toda a região, pois fortalece a qualifica- ção profissional e mostra que a Fatec está cada vez com mais credibilidade e isso é demonstrado pelo grande número de bons profissionais formados”, cita a professora. O coordenador dos cursos tecnológicos da Fatec Ivaiporã, Thiago Zanoni, comenta que o objetivo dessa primeira aula magna foi mostrar aos alunos como funciona a regulação da profissão que vão exercer e conceituar a atuação profissional na área de gestão, para que possam ser direcionados a buscar a melhor formação profissional possível. “Nosso trabalho é continuar formando profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho e seguirmos, como em 2023, com 100% dos acadêmicos finalizando o curso já empregados”, cita o coordenador.

Ele destaca que uma das características dos cursos tecnológicos da Fatec é que o acadêmico coloca em prática o que aprende na teoria e, para isso, a instituição conta com empresas parceiras em toda a região. “Com isso, eles conhecem a realidade, trazem os problemas e colaboramos para encontrar as soluções e instigar que atuem de forma estratégica dentro dessas instituições”, relata o coordenador.

Thiago Zanoni lembra que a Fatec se tornou referência nos cursos tecnológicos, que são procurados por empresários e empreendedores na indicação de acadêmicos para atender às necessidades das empresas. “Muitas vezes, um projeto desenvolvido na Fatec é aplicado dentro de uma determinada empresa; assim que é finalizado, o aluno é convidado a continuar trabalhando naquele local e, com isso, conseguimos altos índices de empregabilidade”, informa o coordenador dos cursos tecnológicos da Fatec.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp