O curso de Ciências Contábeis da Fatec de Ivaiporã convidou o professor Eduardo Contani, de Londrina, para apresentar a aula magna de início de ano letivo. O tema escolhido “Governança, Valuation e Gestão Estratégica” mostra que o contador precisa atuar com decisões mais estratégicas do que operacionais. “Nessa aula, procurei trazer algumas reflexões sobre o assunto, pois são três temas que estão no cotidiano do profissional de ciências contábeis”, explica.

A governança corporativa é importante para que o profissional contábil entenda como as empresas avançam e também para conseguir identificar dificuldades ou erros no crescimento das empresas.
O valuation é um termo em inglês, que determina o valor de mercado de determinadas corporações. O conceito e como ele deve ser calculado, utilizando os critérios técnicos, e a forma como o mercado identifica esse valor são fundamentais para o contador, dentro do processo de consultoria das empresas.

Com relação à gestão estratégica, Eduardo Contani comenta que os profissionais devem saber como utilizar as ferramentas de inteligência artificial que estão disponíveis e usar os dados para a tomada de decisões estratégicas. “A ciência de dados está aí e precisa ser utilizada, hoje, estamos em um cenário com uma taxa Selic de 14% e o empresário precisa do apoio técnico para definir as medidas estratégicas que deve seguir, como, por exemplo, investir neste momento de juros altos ou procurar projetos ou investimentos com rentabilidade maior e como apresentar isso aos acionistas”, cita o consultor.
Contani destaca que o cenário do profissional de Ciências Contábeis está mudando; o aumento da produtividade faz com que o contador precise tomar mais decisões estratégicas, de orientação e menos de funções operacionais. “Claro que é preciso fazer bater o balanço, mas a visão que temos é que, não apenas na contabilidade, mas em outras áreas como a administração e a economia, é preciso usar a ciência de dados e o profissional entender esse novo contexto tecnológico e como usar os dados para tomar as decisões”, explica Eduardo Contani.
A coordenadora auxiliar do curso de Ciências Contábeis da Fatec, professora Layla Thamires de Oliveira, comenta o profissional de contabilidade não é aquele que fica atrás de um computador fazendo declaração do imposto de renda. “Ele é um gestor e administrador e precisa entender todos os aspectos desse âmbito e, por isso, trouxemos um especialista, como o professor Eduardo Contani, para falar com os acadêmicos sobre esses temas”, frisa.
O objetivo da aula magna foi mostrar os vários caminhos que os acadêmicos têm para poder se encaixar no mercado de trabalho. “A faculdade sempre traz esses olhares para que os alunos possam ir além e inovar; abordamos temas que realmente vão agregar, não apenas o conhecimento técnico, mas algo que vai para a vida dele e uma aprendizagem completa, em todos os âmbitos”, frisa.
