Alunos do primeiro período do curso de Arquitetura participaram na quarta- -feira, 13 de março, da aula inaugural, que teve como tema Arquitetura e Psique, ministrada pela arquiteta Jéssica Vila Real, que escreveu um TCC sobre a adequação da arquitetura para atender as necessidades de uma pessoa com autismo.
O coordenador do curso, professor Vinícius Tenório, comenta que a proposta da aula magna foi sensibilizar os alunos e mostrar como a arquitetura e as edificações influenciam e impactam a vida das pessoas. “A arquitetura vai muito além das estruturas físicas e impacta a interação das pessoas que vão viver naquele ambiente”, cita o coordenador. Ele destaca que a aula magna foi para mostrar como a arquitetura pode interferir na vida e na emoção das pessoas. “Hoje em dia, a responsabilidade do arquiteto é mais do que construir uma edificação, mas olhar como aquele projeto vai impactar na vida das pessoas, tanto fisicamente como emocionalmente”, relata o coordenador. Durante a aula magna, os alunos fizeram uma dinâmica para que pudessem olhar as edificações pela ótica deles próprios.
A arquiteta Jéssica Vila Real disse que o profissional da arquitetura, atualmente, precisa estar preparado para lidar e adaptar o ambiente conforme a necessidade de cada pessoa, independente do diagnóstico que tenha, seja de ansiedade, depressão, autismo ou algum outro tipo de transtorno ou síndrome. “Existe uma demanda crescente tanto para a psicologia como para a psiquiatria e não podemos esquecer esse olhar para a arquitetura, pois ela pode influenciar o ambiente e ajudar a potencializar o tratamento”, explica a arquiteta.
Ela explica que, em sua tese de TCC, pensou num ambiente que fosse acolhedor para o autista, com espaço pensado na socialização que, no caso do autista, precisa ser estimulada. “Também existem outros espaços que precisam ser pensados, para regulação emocional em momentos de crise e que tem várias alternativas, como jardim sensorial, casulos e mobiliários específicos; a arquitetura tem disponibilidade para esse tipo de situação”, frisa.
Para ela, abordar esse tipo de conteúdo no início do curso é muito positivo, pois além de mostrar a amplitude do trabalho do arquiteto, abre um leque para se pensar em novos campos de trabalho e da importância da arquitetura na vida das pessoas.
Início do curso
Para o coordenador Vinícius Tenório, os alunos têm dado um feedback bem positivo sobre o curso de Arquitetura, que iniciou esse ano e acontece na modalidade EAD (Educação à Distância); os alunos estudam três dias na faculdade, de forma presencial, e outros dois dias em suas casas. “Os acadêmicos relatam que as aulas têm sido muito dinâmicas e tentamos fazer o máximo de práticas possíveis, o que os tem deixado muito satisfeitos”, salienta.
O diretor pedagógico da Fatec, Ronielison Ferreira Barbosa, comenta que o objetivo é aproveitar ao máximo os momentos presenciais, para que os alunos vivenciem e entendam como é a prática diária de um arquiteto e como podem aproveitar as oportunidades para atender seus clientes. “Temos procurado fazer muita coisa em prol dos alunos para estimular o crescimento pessoal e profissional”, salienta Roni Barbosa.