Na última quarta-feira, 28 de agosto, acadêmicos do curso de Pedagogia da FATEC- IVP realizaram uma visita técnica ao Instituto Federal do Paraná- campus Ivaiporã, com o objetivo principal de proporcionar uma aula prática sobre o Sistema Solar, utilizando o planetário itinerante do IFPR, e envolver as disciplinas de Avaliação Educacional e Didática: Aprendizagens Ativas.
Os acadêmicos foram orientados pelo professor Bruno Garcia Bonfim (IFPR) e estudantes do curso de Física, Emanuel Mariano da Silva Mazzo e Bruno Rodrigues Leite Biscaia, responsáveis pelo projeto “Planetário Itinerante: popularização da Astronomia e Astronáutica e valorização das mulheres nas Ciências. Os acadêmicos da FATEC puderam visualizar os planetas, estrelas e outros corpos celestes, de forma interativa e lúdica, demonstrando como esse tipo de recurso pode ser utilizado para tornar o ensino de Ciências mais atrativo e eficaz aos estudantes.
A visita foi organizada para integrar o aprendizado teórico com a prática, a destacar a importância de metodologias ativas de ensino, tema central da disciplina de Didática: Aprendizagens Ativas. Os futuros pedagogos puderam observar, na prática, o uso de ferramentas digitais interativas e como esses recursos podem potencializar o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. A experiência também serviu como um estudo de caso para a disciplina de Avaliação Educacional, em que os estudantes analisaram diferentes formas de avaliar, assim como o impacto de métodos inovadores no processo ensino-aprendizagem.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Fabiane Eisele, ressaltou o compromisso da FATEC em oferecer uma formação completa e inovadora, preparando os acadêmicos de Pedagogia para os desafios contemporâneos da educação, “as parcerias e a realização de visitas técnicas como esta são fundamentais para enriquecer a experiência acadêmica e profissional dos futuros pedagogos”, frisou.