
Alunos do 4º período do curso de Agronomia da Fatec Ivaiporã realizaram, no dia 29 de março, o primeiro Giro Técnico do Milho, marcando uma etapa significativa no desenvolvimento das atividades práticas do curso.
O dia de campo contou com a apresentação dos experimentos conduzidos pelos acadêmicos Adrieli Tambarucci, Álvaro da Hora, Douglas Luzeti, Guilherme Tambarucci, Laine Uliwiak, Luan Bovo e Rafael Sucheki, que compartilharam os resultados parciais e metodologias aplicadas no Núcleo de Práticas Agronômicas – NPA.

O evento contou com a presença de professores, coordenadores, técnicos, demais alunos do curso e comunidade externa. Durante o giro, os alunos apresentaram os objetivos de cada experimento, as cultivares e híbridos utilizados, o manejo adotado, os principais desafios enfrentados até o momento, além de discutir as perspectivas de produtividade e as próximas etapas do trabalho.
Segundo a coordenadora do curso e organizadora do evento, Silmara Pietrobelli, a atividade teve como principal objetivo integrar teoria e prática, proporcionando aos estudantes uma vivência real no campo, além de desenvolver habilidades técnicas, de comunicação e trabalho em equipe.
Para os alunos, o giro técnico representa um momento importante para a troca de conhecimentos e avaliação do andamento dos experimentos. Além disso, a participação ativa dos demais colegas e docentes durante as apresentações enriqueceu ainda mais o momento, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.
O próximo evento técnico está previsto para o mês de maio, com a participação dos demais grupos que estão realizando os experimentos no NPA. “Com iniciativas como esta, o curso de Agronomia reforça seu compromisso com a formação de profissionais capacitados, preparados para os desafios do setor agrícola”, finaliza a coordenadora do curso.