
A Fatec Ivaiporã realizou a cerimônia de certificação da 3ª turma do curso de capacitação em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), na quinta-feira, dia 4 de dezembro. O encontro marcou o encerramento de uma etapa acadêmica e o fortalecimento de uma política pública que tem transformado a vida de crianças com autismo atendidas pelo SUS em Ivaiporã.
Foram certificados: Adriana Bispo Ferreira, Ana Luísa Cesconeto Moreno, Camilly Kawany Moreira Santos Moraes, Kethellyn Schenekemberg Boaron, Paula Polyana e Silva Ribeiro, Vanessa Francini de Petriz e Vitor Hugo Vieira de Alvarenga.
O evento reuniu familiares e profissionais da área, entre eles o diretor acadêmico da Fatec, Roni Ferreira, supervisora administrativa e paraninfa das turmas, Laisa Maiara Ferreira Lopes; a coordenadora do curso de Psicologia, Vanessa Gonçalves, e a psicóloga do município, Isabela Corrêa Pellegrini, que é responsável pela supervisão dos estagiários.
Um dos compromissos da Fatec é formar profissionais sensíveis às demandas sociais. A formação em Psicologia, segundo a coordenação, exige olhar profundo, compreensão humana e responsabilidade ética – pilares que orientam o trabalho realizado com as crianças atendidas pelo projeto.
“A participação dos acadêmicos nos projetos de extensão é uma oportunidade ímpar de complementar a formação, permitindo que desenvolvam competências práticas, atuem em benefício da população e fortaleçam a postura profissional”, referiu Vanessa Gonçalves.
Teoria x prática
Roni Ferreira lembrou que a certificação ocorre na semana em que a Fatec completa 12 anos da melhor gestão que poderia ter. Desde 2013, a instituição vem construindo uma história sólida, baseada em princípios e propósitos que resultam no que a Fatec representa para Ivaiporã e a região.
De acordo com o diretor acadêmico, o curso ABA nasceu de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, conduzido pela psicóloga Isabela Pellegrini, encontrando na Fatec um espaço para se desenvolver como política pública, oferecendo atendimento e formação simultaneamente. A proposta atraiu acadêmicos e egressos do curso de Psicologia que retornaram à Fatec em busca de especialização.
“É uma honra ver a Fatec responder às necessidades reais do município. Os alunos aprendem, aplicam, convivem com a prática e ajudam a transformar vidas”, declarou Roni Ferreira.
Quem se mostrou emocionada foi Isabela Pellegrini ao citar o impacto direto do trabalho dos estagiários na evolução das crianças atendidas. “Os estagiários transformaram a realidade de cada criança e acolheram as famílias. O impacto desse trabalho é um legado de amor, inclusão e esperança”, garantiu a psicóloga agradecendo à Secretaria Municipal de Saúde pelo apoio e à Fatec por abrir as portas para o projeto.
Relatos
Adriana Cesconeto, mãe da acadêmica Ana Luísa Cesconeto Moreno, observou o crescimento da filha durante o curso. “Ela estudava cada caso com cuidado e preparava atividades específicas. Vimos um amadurecimento enorme. Por isso, sai pronta para atuar com crianças autistas”. O pai – Daniel Moreno reforçou o orgulho com a dedicação da filha. “É gratificante ver o empenho e a busca constante por conhecimento”, acrescentou.
Durante a cerimônia, a Fatec também contextualizou a importância da ABA, abordagem científica que utiliza princípios comportamentais para promover autonomia, aprendizagem e habilidades sociais em pessoas com TEA.





