Mostra Científica da Fatec chega a 9ª edição, destacando pesquisa e impacto social

Equipe e coordenadores durante a premiação da MAC
Equipe e coordenadores durante a premiação da MAC

A FATEC de Ivaiporã realizou, na quarta-feira, 12 de novembro, a 9ª edição da Mostra Acadêmica Científica (MAC), que registrou recorde de trabalhos inscritos. Cerca de 280 resumos foram apresentados em 35 salas simultâneas, com a participação de monitores, avaliadores e orientadores.

A abertura do evento contou com uma apresentação cultural da Fanfarra Municipal de Lunardelli, projeto mantido pela assistência social do município. Após as apresentações, os três melhores trabalhos de cada categoria foram premiados, sendo que o primeiro colocado recebeu um prêmio em dinheiro de R$ 500.

O coordenador da MAC, João Felipe Marques, destacou o crescimento contínuo do evento e sua relevância para o desenvolvimento acadêmico. “A MAC fecha o tripé ensino, pesquisa e extensão, todos os trabalhos são publicados nos Anais do evento, por meio da Revista Eletrônica da FATEC Ivaiporã. Dessa forma, a FATEC fortalece seu papel na produção científica e no enfrentamento de problemas relevantes para a comunidade”, afirmou.

A coordenadora adjunta da MAC, Mariana Sismeiro, ressaltou que a mostra representa a etapa mais acadêmica do ciclo de pesquisa dos alunos. “No primeiro semestre temos a MOPI, focada em extensão. No segundo, a MAC, onde os estudantes apresentam resumos científicos. Os trabalhos foram divididos em nove categorias, incluindo ciências da saúde, ciências humanas, estudos jurídicos e projetos integradores”, explicou. Mariana também destacou o engajamento de todos os alunos, inclusive da iniciação científica, que também apresentaram seus projetos na MAC.

O diretor acadêmico, Roni Ferreira, reforçou o papel da pesquisa no ambiente universitário. “A pesquisa é muito valorizada dentro desse mundo acadêmico e, para nós, é motivo de satisfação e de muita alegria saber que os alunos têm demonstrado esse interesse.” Ele cita que o aumento no número de trabalhos mostra que, a cada ano, cresce esse interesse pela pesquisa, o que é muito importante para a produção científica da FATEC. “Esse aumento de trabalhos mostra que toda pesquisa é advinda de uma demanda da sociedade, e temos promovido uma pesquisa construtiva e relevante para o ensino e para o Vale do Ivaí”, salienta o diretor acadêmico.

Uma das atividades da MAC foi a confecção de maquetes de estruturas utilizadas na agropecuária, produzidas por alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Agronomia. “Eles entregaram maquetes detalhadas, com estruturas completas, explicando clima, relevo e funcionamento. Mesmo estando nos primeiros semestres, apresentaram trabalhos de nível avançado, e estou muito feliz com o resultado”, relatou a coordenadora de Agronomia, Silmara Pietrobelli.

Os projetos integradores também tiveram forte presença na mostra, coordenados pela professora Patrícia Carvalho, que reforçou a importância dessa etapa para a formação profissional. “O projeto integrador é a porta de entrada do aluno para o mercado de trabalho. Ele aplica na prática o que aprende em sala e desenvolve soluções para demandas reais da sociedade. A faculdade é uma network, e o projeto integrador é a vitrine para o aluno; é onde ele terá todo o embasamento teórico para que, na prática, veja como funciona no mercado de trabalho”, explicou.

Avaliadores analisaram mais de 280 projetos
Avaliadores analisaram mais de 280 projetos
Acadêmicos de Agronomia apresentam maquetes de estruturas usadas na agropecuária
Acadêmicos de Agronomia apresentam maquetes de estruturas usadas na agropecuária
Alguns dos membros organizadores da MAC
Alguns dos membros organizadores da MAC
Fanfarra Municipal de Lunardelli se apresenta na abertura da MAC
Fanfarra Municipal de Lunardelli se apresenta na abertura da MAC
Mais de 280 resumos são apresentados durante a mostra
Mais de 280 resumos são apresentados durante a mostra

Compartilhe

Facebook
WhatsApp