O curso de Pedagogia da Fatec Ivaiporã promoveu na sexta-feira, 7 de março, a aula magna que marca o início do ano letivo, com o tema: “Entremeios da gestão escolar, perspectivas de ensino e aprendizagem nas contingências da inteligência artificial”, com palestra proferida pelo professor Denikid Araújo Albino.
O objetivo da aula magna foi discutir e abordar como a inteligência artificial está integrada à questão da gestão escolar, os desafios e avanços que as novas tecnologias trazem para o contexto educacional e como otimizar o gerenciamento do tempo com as ferramentas que a inteligência artificial proporciona atualmente.
O palestrante comenta que as plataformas que utilizam a inteligência artificial entraram de fato na área da educação e isso é muito importante para que o gestor possa fazer a mineração de dados e não fique refém apenas dos resultados. No entanto, quando se pontua a questão do processo de ensino-aprendizagem, onde é preciso identificar e avaliar o que o aluno produz, é preciso ter um equilíbrio com o uso das ferramentas de inteligência artificial. “A plataforma tem um uso padronizado, com um percurso pronto, mas o processo de ensino aprendizagem envolve também a identificação e avaliação e, por isso, o educador não pode esquecer que também se aprende com as relações sociais, com a percepção do ambiente e a aprendizagem não é apenas o visual, mas também o afetivo, o sinestésico e toda uma relação conjunta”, explica o educador.
Ele destaca que as tecnologias já estão inseridas no nosso dia a dia e são pensadas para prender a atenção dos usuários, sejam crianças ou adultos e é preciso ter cuidado ao aderir a qualquer tipo de plataforma, simplesmente porque ela está sendo oferecida, mas, às vezes, não traz nenhum tipo de retorno. “O uso em larga escala pode trazer malefícios, que envolvem justamente a dificuldade de afetividade e de tirar as relações sociais dos alunos, já que elas são preparadas para prender a atenção o tempo todo, também dificultam a ideia do trabalho em equipe; tomar esses cuidados são importantes, mas as tecnologias estão na educação e não saem mais”, frisa.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Fatec, Fabiane Zílio, destaca que o ano de 2025 foi iniciado com mais de 40 calouros e o trabalho desenvolvido na instituição envolve teoria e prática. “No decorrer do curso, procuramos fazer com que esses acadêmicos sejam bons profissionais atuando com profissionalismo e ética, que é o objetivo do nosso trabalho”, cita.
Além da aula magna, a direção do curso já começa a trabalhar na organização da segunda edição da Pedagogia em Foco, que deve ocorrer no mês de maio, evento que terá a presença de profissionais que são referência na área e trabalharão com temáticas emergentes em relação à educação. “Acredito que a procura pelo nosso curso tem relação com a qualidade do ensino que estamos oferecendo, mas também com os campos de atuação do pedagogo, que estão se expandindo”, cita. Além da sala de aula, o profissional pode atuar na área de gestão escolar como diretor, coordenador, supervisor, mas também em campos fora da educação, como a área empresarial, jurídica e hospitalar. “Atualmente, profissionais da Pedagogia estão se especializando na criação de materiais didáticos, no desenvolvimento de jogos educativos, tanto físicos quanto digitais. Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por novas formas de ensinar e aprender, essas áreas ganham cada vez mais relevância no cenário educacional”, frisa.