O Rotaract Universitário Fatec deu posse ao novo conselho diretor, em solenidade realizada na noite da sexta-feira, 26 de julho, no auditório da faculdade em Ivaiporã. No mesmo evento foram empossados 19 novos rotaractianos, que passam a integrar o clube já com suas respectivas funções dentro das comissões. Outros sete novos integrantes devem ser empossados nas próximas reuniões e, com isso, o clube contará com 46 membros, sendo um dos maiores do Paraná.
O novo conselho diretor do clube tem a seguinte composição: presidente – Ronielison Barbosa Ferreira; vice-presidente – Josnei Urbanski Júnior; secretária – Letícia Faian; tesoureiro – Jonhatan Oliveira; protocolo: Diego Jordão.
A posse contou com a presença do presidente do Rotary Club Ivaiporã, Fernando José Santílio; do governador do Rotary 95/96, Seizi Kawano; do governador assistente Clenilson Cavalheiro; da presidente do Interact Club, Maria Eduarda Borzuk da Fonseca Urbanski; do secretário de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa; da comandante do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, major Geovana Angeli Messias; além de familiares e convidados dos rotaractianos.
Laura Kamyla Silva fez o juramento dos novos rotaractianos e as autoridades presentes entregaram o distintivo e o certificado, dando posse aos novos membros.
O Rotaract foi refundado em Ivaiporã em março desse ano, dentro da Fatec, e uma das principais ações já realizadas foi a arrecadação de água, alimentos e cobertores, que foram encaminhados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A instituição também teve uma grande contribuição na campanha do agasalho, realizada em parceria com o Sesc.
O presidente do Rotaract Universitário, Ronielison Barbosa Ferreira, comenta que os objetivos do Rotary e do Rotaract vêm de encontro à proposta pedagógica mais humanizada da Fatec e incentiva o desenvolvimento de ações sociais dentro da instituição. “Todas essas ações sociais, voltadas ao Rio Grande do Sul, começaram por iniciativas próprias dos alunos que se associaram ao Rotaract e lideraram toda a campanha, além de mobilizarem toda a faculdade”, cita.
Ronielison Ferreira, que também é diretor acadêmico da Fatec, é presidente da comissão de novas gerações do Rotary Ivaiporã e a ideia de reativar o Rotaract Club, com o viés universitário, nasceu dentro da comissão. “Pensamos em algo inovador e diferenciado e, para nós, hoje, é um motivo de muita alegria ter um clube com um número tão expressivo de membros”, citou.
Para o segundo semestre, uma das principais ações do clube será a arrecadação de gelatina para serem doadas ao Hospital do Câncer de Londrina e o projeto de adoção de um idoso do Lar Santo Antônio, onde os rotaractianos levam presentes, no final do ano, para os acolhidos da instituição. “Para nós é um motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, uma razão a mais de fazer algo pelo próximo e pela nossa comunidade acadêmica”, cita.
O presidente do Rotary Ivaiporã, Fernando Santílio, destaca que esse é um projeto inovador e muito interessante, que incentiva o jovem, além de se tornar um profissional qualificado, a ser um cidadão preocupado com as questões sociais. “Acredito que o Rotaract, com a vontade dos jovens, fará muito e ajudará a espalhar as ideias e conceitos do Rotary para toda a comunidade”, pontua.
Durante pronunciamento, o governador do Rotary 95/96, Seizi Kawano, comenta que o Rotary tem uma série de ações voltadas aos jovens, como o programa de intercâmbio e atividades humanitárias. Para ele, o Rotaract Club Ivaiporã Universitário tem a capacidade de promover mudanças duradouras nas comunidades.