Fisio em Foco proporciona atividades práticas aos acadêmicos

O curso de Fisioterapia da Fatec Ivaiporã promoveu, entre os dias 7 e 9 de outubro, a 3ª edição da Fisio em Foco, que neste ano teve como tema o trabalho do fisioterapeuta junto à ginecologia e obstetrícia. A abertura da Semana de Estudos contou com a palestra da profissional convidada da cidade de Londrina, Marta Quezia Silva Fontinelli, que, em um primeiro momento, abordou a parte teórica sobre a atuação do fisioterapeuta na gestação, parto e pós-parto, além da avaliação e tratamento. Na sequência, houve um momento prático, com a apresentação de técnicas para alívio da dor, posicionamento e exercícios recomendados para que a mulher realize durante o trabalho de parto.

O coordenador do curso, José Henrique Cid de Brito, destaca que o evento Fisio em Foco é pensado para apresentar aos acadêmicos um olhar além da rotina. “O futuro profissional precisa entender que não existe uma receita de bolo, e que o atendimento de cada paciente deve ser individualizado. O trabalho precisa ser diferente para cada pessoa”, comenta.

Nos outros dois dias do evento, foram realizadas mais atividades práticas, como a aplicação de bandagem rígida, cujo objetivo é proporcionar ao acadêmico a compreensão e o raciocínio clínico para a aplicação prática das técnicas de bandagem. Houve atividades relacionadas à quiropraxia, abordando tanto a avaliação quanto a introdução à técnica manipulativa quiroprática. “Temos que mostrar ao aluno que a quiropraxia é uma técnica voltada para o alívio da dor e não se resume a apenas ‘estalar’ um osso”, cita.

O último workshop, organizado pela coordenação do curso, foi relacionado ao trabalho com pilates no solo, uma técnica também utilizada no processo de reabilitação do paciente. “Nossa ideia é que o aluno tenha conhecimento de todas as técnicas e saiba qual delas é a mais adequada para utilizar com cada paciente”, comenta.

José Cid de Brito ressalta que o curso de Fisioterapia da Fatec está cada vez mais consolidado na região, com grande adesão de estudantes. As vagas têm sido bastante procuradas e a população reconhece que esse profissional é cada vez mais requisitado para atuar na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas que estão vivendo mais e buscam qualidade de vida.

Marta Quezia Fontinelli fala sobre fisioterapia no pós-parto
Marta Quezia Fontinelli fala sobre fisioterapia no pós-parto

A fisioterapeuta convidada, Marta Quezia Silva Fontinelli, destaca que a fisioterapia tem ganhado cada vez mais espaço nas maternidades. “Procuramos mostrar aos acadêmicos da Fatec como é a atuação do fisioterapeuta durante a gestação: exercícios recomendados, posicionamentos, técnicas para alívio da dor e, no pós-parto, como devolver a função e a qualidade de vida à puérpera o mais rapidamente possível”, comenta.

Ela ressalta que essa é uma área nova e ainda pouco divulgada, mas que representa um campo de atuação promissor para os fisioterapeutas, permitindo sua inserção em novas frentes de trabalho. “É um olhar além do que já conhecemos sobre o que é a fisioterapia, agora voltada à saúde da mulher”, salienta a fisioterapeuta.

Acadêmicos acompanham palestra sobre atuação do fisioterapeuta na maternidade

Por: Aldinei dos Passos Andreis

Compartilhe

Facebook
WhatsApp